Ter controle é melhor do que ter autoestima


Se você sabe o poder de se controlar, terá força de vontade para moldar seu comportamento e se sentirá vitorioso. Isso aumentará a percepção positiva que terá sobre você. As pessoas gostam de pessoas com autoconfiança

 Um psicólogo americano,Roy Baumeister, atesta que o autocontrole é mais importante que a autoestima. Defende que o sucesso depende mais da capacidade da pessoa controlar seus impulsos, de adiar o prazer imediato em nome de um objetivo maior no longo prazo. Ele lançou livro chamado Willpower (Força de Vontade), creio que ainda não está disponível no Brasil, mas em breve estará. Li entrevistas concedidas em revistas. Baumeister diz que a autoestima é mais uma consequência do que uma causa. O autocontrole ajuda as pessoas a serem mais bem sucedidas do que a autoestima. E segundo ele, a força de vontade é um dos ingredientes que nos ajudam a ter autocontrole. “É a energia que usamos para mudar a nós mesmos, o nosso comportamento, e tomar decisões”. Entre a teoria e a prática, há muitos chocolates, sorvetes e batatas fritas bloqueando essa percepção científica.

Eu concordo com esse cara, principalmente porque sei o que é ser descontrolada. Uma hemorragia de emoções afeta o equilíbrio e lá vou eu estar a mercê dos impulsos. Sem controle, não há autoestima que aguente. Até os 40 anos, defendia com unhas e dentes a história da sofreguidão de emoções. Eu adoro metáforas. Creio que a vida pode ser sorvida de forma prazerosa como um sorvete de chocolate e não ser cozinhada em banho maria.  Tudo bem para quem quer estar em fogo brando ou esperar passar o templo nublado para tomar uma decisão. Sempre desconfiei de quem pega leve no tempero. Isso é falta de controle e parcimônia. A força de vontade está em saber dosar temperos. Sem glória não existe vitória, como faz questão de dizer sempre Vítor Belfort, campeão de MMA. Willpower é também uma forma de poder mental. Ainda chego lá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s